sábado, 15 de junho de 2013

PLANO DE AULA (Atividade Avaliativa Módulo 3 - Curso MG-ME) - Grupo 1: Arlei; Alessandra; Aparecida; Alexandre; Aurélio; Camila e Cibele

Agenda:
* Exercício Desafio;
* Pitágoras:
- O Filósofo;
- Teorema de Pitágoras;
- Resolução do exercícios desafio;
* Mapeamento;
* Novos Exercícios;
* Plano de aula:
- Objetivos;
- Justificativas;
- Motivações;
- Estratégias;
- Critérios de Avaliação;
- Recuperação

* Referências

Exercício Desafio: Na figura abaixo, que representa o projeto de uma escada com 5 degraus de mesma altura, o comprimento total do corrimão é igual a:












Narrativas na Matemática: Pitágoras de Samos
Pitágoras de Samos foi um filósofo e matemático grego que nasceu em Samos entre 571 aC e  570aC e morreu em Metaponto em 497 aC ou 496 aC.
A palavra matemática (Mathmatik, em grego) surgiu com Pitágoras, que foi o primeiro a concebê-la como um sistema de pensamentos, apoiados em provas dedutivas.

Momento Conceitual Explanativo:
O teorema de Pitágoras: a soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos (a e b) equivale à área do quadrado construído sobre a hipotenusa (c).
O teorema de Pitágoras é uma relação matemática entre os comprimentos dos lados de qualquer triângulo retângulo. Na geometria euclidiana, o teorema afirma que:
“Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado do comprimento da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos comprimentos dos catetos.”Por definição, a hipotenusa é o lado oposto ao ângulo, e os catetos são os dois lados que o formam. O enunciado anterior relaciona comprimentos, mas o teorema também pode ser enunciado como uma relação entre áreas.
















Resumo do Plano:
9º ano do Ensino Fundamental (4º bimestre)
Tema: Teorema de Pitágoras
Conteúdo: Equações do 2º grau
Competências e habilidades:  H19 (GIII) – Resolver problemas que envolvam equações do 2º grau.
                                            H21 (GII) – Reconhecer semelhanças entre figuras planas, a partir da          
                                            congruência de medidas e da proporcionalidade.

                                             H36 (GIII) – Resolver problemas envolvendo o Teorema de Pitágoras.

Objetivos:
-Desenvolver no aluno habilidades do cálculo algébrico com as equações do 2º grau que envolvem o Teorema de Pitágoras;
-Visualizar situações do cotidiano e aplicar esses conceitos matemáticos.

Justificativas:
-A formação do aluno crítico, que compreende, elabora e executa estratégias matemáticas para a verificação e elaboração da resolução de problemas do cotidiano e de áreas técnicas;
-Aprender e aplicar os conceitos aprendidos no Teorema em situações cotidianas.

Estratégias:
-Vídeo do You Tube relacionado com o tema e resolução de problemas;
-Ampliar o conceito de proporcionalidade;
-Abordagens históricas (Narrativas na Matemática);
-Demonstração de situações.

Percurso (Mapa Conceitual):
















Critérios de Avaliação:
-Avaliações contínuas para analisar o desempenho dos alunos de maneira quantitativa e qualitativa;
-As análises quantitativas ocorrerão através da solução de exercícios e provas escritas;
-Por outro lado, as análises qualitativas medirão o compromisso de cada aluno nas atividades como, por exemplo, as dinâmicas em grupo e suas formas de construção do conhecimento;
-Com isso, tem-se informações que podem subsidiar o trabalho pedagógico e o reforço no processo de ensino-aprendizagem.
Exemplificação:
A figura mostra um edifício que tem 15 m de altura, com uma escada colocada a 8 m de sua base ligada ao topo do edifício. O comprimento dessa escada é de:
a) 12 m
b) 30 m
c) 15 m
d) 17 m
e) 20 m

Recuperação:
-A recuperação versará de uma etapa anterior de resumo explicativo e plantão para as dúvidas dos alunos;
-Na seqüência, um processo avaliativo com questionário avaliará os conceitos de cálculos algébricos e a resolução de problemas;
-A recuperação nos moldes da "Recuperação Contínua" poderá incluir também atividades diferenciadas para verificar outras habilidades e competências envolvidas, tais como:
* Construção do mapa do bairro onde moram;
* Medições utilizando uma Escada.

Recursos:
* Apostila do Curso de Formação Continuada em Matemática, Melhor Gestão Melhor Ensino, Secretaria do Estado da Educação;
* Site http://pt.wikipedia.org/;
* Matrizes de Referência para a Avaliação SARESP, Ensino Fundamental e Médio, Matemática;
* Livro didático: DANTE, L.  R.; Tudo é Matemática 7ª Série, Editora Ática, 2010;
* Apostilas do Governo Estado de São Paulo;
* Recursos didáticos, tais como giz e lousa convencional e lousa branca/canetão;
* Instrumentos de medida: 2 compassos, 40 transferidores, 40 réguas ou esquadros e 5 trenas;
* Recursos de Multimídia, para utilização das Tecnologias na Educação: computadores, 1 notebook com data-show ou DVD/TV;
* Vídeo sobre Pitágoras e seu legado: "pitágoras revisado", disponível em www.youtube.com.br (Prof. Arlei)

10 comentários:

  1. Gostei muito do nosso resultado final do Plano de Aula. Foi de encontro ao realizado nos presenciais e deu para lincar com os conceitos aprendidos:
    Narrativas na Matemática;
    Tecnologias na Educação.
    Ótimo!!!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Parabéns professores, o resultado final foi primoroso!

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  4. https://www.youtube.com/watch?v=EVXnrzh-ikE

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  5. Compartilho com o grupo:
    Pitágoras e a musica:
    o Surpreendente é que as notas musicais foram descobertas com o uso das frações. Diz a lenda que, ao passar em frente à oficina de um ferreiro, ele notou que o sons das marteladas eram agradáveis para o ouvido e se combinavam muito bem. Para pesquisar esses sons, construiu um instrumento,mais tarde chamado de monocórdio (violão de uma corda só). Nesse instrumento, comprimento da corda é a distância da pestana ao começo do cavalete (toda extensão da corda esticada no violão), porque essa é a parte que vibra e produz som. Tomando metade do comprimento da corda, produz-se uma nota igual à da corda toda, só que mais aguda.Esse fato pode ser comprovado com qualquer corda, apertando-a na 12ª casa (no violão existe 19 casas). Assim usando frações bem simples, Pitágoras determinou as notas dó, fá, sol e dó main agudo.
    Durante séculos, essa descoberta foi considerada uma maravilha. O segredo da harmonia dos sons estava contido em quatro números, que formavam as frações mais simples 1/2, 2/3 e 3/4. Esse teria sido um dos motivos que levaram Pitágoras e seus discípulos a criar uma estranha religião baseada em números.
    A partir das notas musicais determinadas por Pitágoras, as demais notas da escala surgem tomando frações das frações já usadas.
    (extraído do livro: Matemática - Imenes & Lellis - 8º ano)

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  6. Excelente!!!
    Os conteúdos postados pelos professores Arlei (Vídeo "Pitágoras revisado") e Aparecida (Narrativa sobre Pitágoras e a Música) ficam como bons Recursos para o nosso Plano de Aula, no que diz respeito à inclusão das Narrativas na Matemática.

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  7. Obrigado, Neusa, Virgínia e Eliã!!!
    Gostamos muito de ter colaborado neste Plano durante o Curso MG-ME... Quando voltamos?

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  8. Amei este plano de aula, muito bom certamente irá ajudar muita gente. Assim como me ajudou

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