sábado, 15 de junho de 2013

Plano de Aula 2

Objetivo:
Reconhecer e relacionar medidas e ângulos, compreendendo o processo de demonstração.

Justificativa:
Desenvolver no aluno a noção de combinação de elementos geométricos e numéricos, como o estudo da semelhança de figuras e o estudo de perspectiva.

Estratégias:
* Ampliar o conceito de Proporcionalidade;
* Abordagem histórica do Teorema de Tales (Narrativas na Matemática);
* Resolução de problemas envolvendo medidas de ângulos com ou sem triângulos;
* Demonstração de situações que podem ser resolvidas pela aplicação do Teorema de Tales (ex: as relações em um triângulo usando-se uma escada como modelo);

Recursos:
* Livros didáticos: Tudo é Matemática (Dante), Matemática e Realidade (Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado), dentre outros;
* Apostilas do Governo do Estado de São Paulo;
* Giz e Lousa convencional;
* Tecnologias na Educação: uso de Multimídias (computadores com Office, 1 notebook com Data-Show ou DVD);
* Lousa branca / canetão;
* Instrumentos de Medida: 2 compassos, 40 transferidores e 40 réguas ou esquadros;
* Escada de abrir.

Percurso:
Verificar Mapa Conceitual.

Avaliação
* Atividades avaliativas contextualizadas (ex: construção do mapa do bairro onde moram);
* Pesquisa (utilizando as tecnologias) envolvendo a História da Matemática sobre Tales (usando as narrativas);

Recuperação
Do tipo "Contínua", com lista de exercícios e atividades diferenciadas para verificar as diversas competências e habilidades envolvidas.

Um comentário: